terça-feira, 19 de junho de 2007

Terça-Feira, 19 – Programa "Revoluções e América Latina"



18hs
Maranhão 66
. De Glauber Rocha. (Brasil, 1966, 11min ).
Terra em transe De Glauber
Rocha (Brasil, 1967, 115min).


20hs
Coquetel de abertura


20hs30min

Assembléia Geral De Tomás Gutiérrez Alea (Cuba, 1960, 13min). Em espanhol, sem legendas.
Memorias do subdesenvolvimento De Tomás Gutiérrez Alea (Cuba, 1968, 104 min.). Legendas em português.


Maranhão 66 De Glauber Rocha. (Brasil, 1966, 11min)
Direção de fotografia e câmera:
Fernando Duarte Som Direto: Eduardo Escorel Montador: João Ramiro Melo Companhia Produtora: Mapa Filmes Produtores: Luiz Carlos Barreto e Zelito Viana Diretor de Produção: Zelito Viana.

José Sarney, eleito governador do Maranhão, faz discurso de posse. Aclamado em praça pública por milhares de pessoas, ele afirma: "O Maranhão não quer a violência, a miséria, a fome, a o analfabetismo, as taxas de mortalidade infantil". E acrescenta que o novo governo vai criar "o Maranhão da liberdade, do progresso, da grandeza e da felicidade". Sobre o discurso do candidato contrapõem-se imagens documentárias: habitações miseráveis, pessoas pobres, doentes sem atendimento e hospitais em péssimas condições. O filme termina com uma festa noturna em homenagem a Sarney.

Terra em transe De Glauber Rocha (Brasil, 1967, 106min)
Argumentista e roteirista: Glauber Rocha Diretor de fotografia: Luiz Carlos Barreto Câmera: Dib Lufti Montador: Eduardo Escorel Música original: Sérgio Ricardo Produtor executivo: Zelito Viana Produtores associados: Luiz Carlos Barreto, Carlos Diegues, Raymundo Wanderley, Glauber Rocha Assistentes de direção: Antônio Calmon, Moisés Kendler Elenco: Jardel Filho, Paulo Autran, José Lewgoy, Glauce Rocha, Paulo Gracindo, Hugo Carvana, Danuza Leão, Jofre Soares, Modesto de Sousa, Mário Lago, Flávio Migliaccio e grande elenco.

“Convulsão, choque de partidos, de tendências políticas, de interesses econômicos, violentas disputas pelo poder é o que ocorre em Eldorado, país ou ilha tropical. Situei o filme aí porque me interessava o problema geral do transe latino-americano e não somente do brasileiro. Queria abrir o tema "transe", ou seja, a instabilidade das consciências. É um momento de crise, é a consciência do barravento" (GR).

Visite o site do Templo Glauber: http://www.tempoglauber.com.br/



Assembléia geral De Tomás Gutiérrez Alea ( Asamblea general, Cuba, 1960, 13 min)
Direção / fotografia: Ramón F. Suárez, Néstor Almendros, Jorge Haydú, Luis Marzoa, Arturo Agramonte, Gustavo Maynulet Montagem: Angel López. Som direto: Departamento de Som da ICAIC.

Registro do discurso de Fidel Castro conhecido como Primeira Declaração de Havana, realizado a partir da ruptura dos países latino-americanos com Cuba.


Memórias do subdesenvolvimento. De Tomás Gutiérrez Alea (Memorias del subdesarollo, Cuba, 1968, 97 min.)
Direção em colaboração com Edmundo Desnoes Direção de Fotografia: Ramón F. Suárez Montagem: Nelson Rodríguez Música: Leo Brouwer Som direto: Eugenio Vesa, Germinal Hernández, Carlos Fernández Com Sergio Corrieri, Daysi Granados, Eslinda Núñez, Beatriz Ponchova, Gilda Hernández, René de la Cruz.

Sergio é um burguês que decide ficar em Cuba depois da revolução, enquanto toda sua família deixa o país. A trama se constitui na confrontação entre uma realidade efervescente que instala novos valores e Sergio que não crê neles e duvida dos valores do passado. A história se passa entre o início da Revolução Cubana e a ocupação dos Estado Unidos na Baía dos Porcos.


Visite a página oficial do diretor Tomás Gutiérrez Alea:
http://www.clubcultura.com/clubcine/clubcineastas/titon/index.htm


3 comentários:

Nirton Venancio disse...

ótimo o seu blog. Divulguei a mostra de filmes latinois (com destaque para o filme do Solanas) na minha página www.olharpanoramico.blogspot.com

Um abraço!

Memórias disse...

Obrigado, Nirton!
Apareça lá na Caixa.
O Solanas participará de um debate com o crítico José Carlos Avellar no próximo sábado, 23 de junho, às 19hs.

Acompanhe a programação aqui no blog.

Um abraço!
Equipe memórias

rithkhmer disse...

Nice article, thanks for the information. You give me some idea's. I will bookmark for next reference.
ดูหนัง